A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a sobreposição de elementos virtuais em um ambiente real, através de dispositivos como smartphones, tablets e óculos especiais.
Ela tem sido cada vez mais utilizada em diversos setores, como entretenimento, publicidade, educação e saúde, entre outros.
Diferenças entre realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista
Muitas pessoas confundem a realidade aumentada (AR) com a realidade virtual (VR) e a realidade mista (MR), mas elas são tecnologias diferentes.
A realidade virtual é uma experiência totalmente imersiva, em que o usuário é transportado para um ambiente virtual e interage com ele através de dispositivos como óculos e luvas especiais.
Já a realidade mista combina elementos virtuais e reais em um ambiente único, permitindo que o usuário interaja com ambos.
A principal diferença entre a realidade aumentada e a realidade mista é que na primeira os elementos virtuais ficam sobrepostos ao ambiente real. Enquanto na segunda eles ficam integrados a ele de forma mais natural.
Além disso, a realidade aumentada é geralmente acessada através de dispositivos móveis, enquanto a realidade mista requer dispositivos mais sofisticados, como o HoloLens da Microsoft.
Exemplos de Realidade Aumentada
Um exemplo de aplicação é o jogo Pokémon Go, que se tornou um grande sucesso em 2016.
O jogo utiliza a câmera e os sensores do smartphone para sobrepor os personagens virtuais ao ambiente real, permitindo que os jogadores capturem os Pokémon em locais reais.
Outro exemplo é o uso na publicidade, que permite que as empresas criem anúncios interativos e imersivos para seus clientes.
Um exemplo é a utilização em lojas de móveis, que permitem que os usuários visualizem móveis em suas próprias casas através de um aplicativo de realidade aumentada.
Outro exemplo é usar aplicativos que permitam que o usuário possa “experimentar” suas roupas online.
Para entender melhor, a realidade aumentada pode ser comparada a um filtro do Instagram, que adiciona elementos virtuais a uma imagem real.
Assim como os filtros podem transformar uma foto comum em algo mais interessante e divertido para quem visualiza o conteúdo, a realidade aumentada pode transformar a forma como vemos e interagimos com o mundo ao nosso redor.
Novo lançamento da Apple: Vision Pro
A gigante da tecnologia acaba de anunciar o Apple Vision Pro, um dispositivo de realidade aumentada que promete revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor.
O Apple Vision Pro é um óculos inteligente que utiliza sensores avançados, microfones, câmeras e tecnologia de ponta para criar uma experiência de realidade aumentada.
Esse conjunto de dispositivos oferecem ao usuário percepções de movimentos, gestos, sons, profundidade, e tudo mais de um ambiente real.
Uma das principais características do Vision Pro é a sua capacidade de reconhecer objetos e ambientes em tempo real, permitindo que o usuário interaja com eles de forma natural, imersiva e intuitiva.
O Vision Pro conta com uma bateria integrada ao óculos que permite autonomia de uso por até 2 horas. O aparelho também permite conexão direta à tomada para usos contínuos.
O futuro da realidade aumentada
Com o lançamento do Vision Pro e o crescente interesse pela realidade aumentada, é possível que essa tecnologia se torne cada vez mais presente em nossas vidas.
Empresas de diversos setores estão investindo neste tipo de solução, desde jogos e entretenimento até educação e saúde.
A Meta, dona do Facebook, vai lançar o Quest 3 no terceiro trimestre do ano de 2023. Esse é um óculos de realidade mista e virtual que promete ser o primeiro headset com cores de alta resolução.
Já a Microsoft, gigante dos computadores pessoais, comercializa o HoloLens. A empresa oferece o produto voltado para serviços de engenharia, construção, saúde e educação por exemplo com o objetivo de garantir maior produtividade e entrega de resultados em menor tempo.
Conclusão
A realidade aumentada é uma tecnologia fascinante que tem o potencial de transformar a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor.
Com o lançamento do Vision Pro, a Apple está dando um grande passo em direção a essa transformação.
Juntamente com o Quest 3 da Meta e HoloLens da Microsoft que também são bons exemplos de avanço tecnológico na área.
Com o crescimento do mercado de realidade aumentada, é possível que essa tecnologia se torne cada vez mais presente em nossas vidas. Oferecendo novas possibilidades e oportunidades em diversos setores da economia.