Mesmo tendo anos de experiência na direção, algumas pessoas ainda não fazem a mínima ideia da complexidade da importância de calibrar os pneus corretamente e os danos que podem ser causados a um veículo caso ela não seja executada de forma adequada.
Se houver falta de atenção a pequenos detalhes na hora de calibrar pneu, pode ser desastroso, afinal, eles são a única conexão direta entre o veículo e a estrada. Uma série de problemas pode surgir, comprometendo até mesmo a segurança dos ocupantes.
É fato que a prática não é apenas uma questão de conveniência, mas uma medida crucial para garantir a segurança e desempenho dos veículos, por isso, neste texto vamos abordar as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
A importância da calibragem correta dos pneus
Vamos iniciar com o fator mais crucial quando se fala de calibrar pneu, que é a segurança. Por exemplo, em situações de emergência, como uma manobra brusca ou uma parada rápida, a diferença entre ter pneus bem calibrados ou não pode ser determinante para evitar acidentes.
Além da segurança, a manutenção adequada também afeta o desempenho do veículo. Isso porque quando mal calibrados, eles podem comprometer a dirigibilidade, causando instabilidade e vibrações desconfortáveis.
Se isso ainda não é o suficiente para te convencer que a se atentar melhor com a calibragem adequada, te informamos que a ausência deste zelo ainda pode pesar no seu bolso!
O desempenho e economia de combustível estão diretamente ligados aos pneus, afinal, quando estão subcalibrados, resultam em um consumo de combustível mais elevado.
A calibragem correta também contribui para a vida útil dos pneus, visto que quando estão descalibrados, causam uma redução da vida útil e na necessidade de substituí-los mais cedo do que o esperado.
Como ajustar a pressão correta dos pneus no veículo?
Depois de ler isso, você deve então estar se perguntando: “qual a forma correta de calibrar pneu?” A resposta para esta pergunta, você encontra no próprio manual do veículo! Porém, além de depender de características individuais, a calibragem adequada deve ser feita pensando em outros fatores. Veja.
Carros: É essencial verificar a calibragem dos pneus quando eles estão frios, preferencialmente em um posto localizado a não mais do que 2 km de distância do local onde o consumidor se encontra. Além disso, é importante lembrar que o estepe também requer atenção e deve ser examinado e calibrado.
No caso do pneu reserva, é recomendado considerar uma pressão de até 5 psi acima dos demais.
Veja como garantir a pressão ideal para o seu carro:
- Digite o número indicado no visor do calibrador e acione-o;
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Aperte a trava na ponta do calibrador;
- Encaixe a mangueirinha na válvula;
- Aguarde o apito do equipamento, indicando a pressão ideal;
- Recoloque a tampa na válvula.
É recomendado verificar a pressão semanalmente e seguir a calibragem indicada no manual. Em alguns casos, essa informação também pode ser encontrada no lado interno da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria, especificamente na porta do motorista.
A pressão correta dos pneus varia principalmente de acordo com a carga. Portanto, é importante verificar os valores indicados para o automóvel vazio ou carregado.
Motos: Também é essencial verificar a pressão recomendada pelo fabricante. Essa informação varia de acordo com as especificações dos pneus, a ocupação da motocicleta, podendo ser encontrada no manual de instruções, na capa protetora localizada na parte superior da motocicleta ou debaixo do assento.
Com os pneus devidamente frios, o procedimento consiste nas seguintes etapas:
- Digite o valor desejado em libras no visor do calibrador;
- É importante ressaltar que pneus frios se referem a componentes que não foram utilizados por pelo menos duas horas ou que percorreram menos de 3 km a uma velocidade reduzida;
- Acione o botão correspondente no calibrador;
- Remova a tampa da válvula do pneu;
- Se houver, aperte a trava na ponta do calibrador;
- Encaixe a mangueirinha na válvula;
- Aguarde o apito do equipamento, que indicará a pressão ideal;
- Recoloque a tampa na válvula.
Todas essas recomendações se aplicam aos pneus utilizados em vias públicas e estradas, garantindo o desempenho adequado da motocicleta.
Bicicletas: A escolha da pressão adequada é crucial e depende do peso do ciclista, o tipo de aro, a largura do pneu e o tipo de terreno em que será utilizado.
Geralmente, há tabelas disponíveis em sites que fornecem essas informações, portanto, faça uma pesquisa.
Siga as etapas para calibragem descritas abaixo e desfrute de um pedal seguro:
- Remova a tampa da válvula da câmara de ar.
- Caso a válvula seja do tipo fino, aprenda como encher o pneu da bicicleta com um adaptador.
- No caso de um calibrador digital, digite o valor da pressão desejada em psi/libras.
- Se o bico do calibrador tiver uma trava, aperte-a e encaixe-o na válvula. Caso não tenha, segure o bico firmemente até que um sinal sonoro indique a pressão correta.
- Se estiver utilizando um calibrador manual, assim que encaixar na válvula, a pressão será indicada por meio de um ponteiro. Vá acionando a alavanca até atingir o valor de pressão desejado.
Os erros mais comuns na hora de calibrar pneu
Citamos muitos deles durante todo o desenrolar do texto, porém, compreendemos que é sempre bom dar aquela reforçada para que você evite cometê-los de uma vez por todas.
- Verificar a pressão com os pneus frios: A medida da pressão é influenciada pelo calor gerado durante a condução, e calibrar pneus quentes pode resultar em leituras sem muita precisão.
- Não verificar o estepe: O pneu reserva também precisa estar calibrado corretamente para ser utilizado em caso de emergência. Certifique-se de o incluir na rotina de verificação e calibragem.
- Não considerar a recomendação do fabricante: Não confie apenas em valores genéricos ou sugestões de outras pessoas, pois cada veículo tem suas próprias recomendações.
- Não realizar verificações regulares: É importante fazer a verificação pelo menos uma vez por mês, ou sempre que houver mudanças significativas de temperatura. A pressão pode se alterar ao longo do tempo, portanto, manter uma rotina de verificação regular é fundamental.
- Dimensionamento incorreto dos pneus: Utilizar pneus com dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante do veículo pode ter consequências negativas. Aqueles muito largos ou estreitos em relação às especificações podem afetar a dirigibilidade.
Qual a frequência certa para a calibragem dos pneus?
A frequência ideal para a calibragem dos pneus é de, pelo menos, uma vez por mês. No entanto, é importante ressaltar que verificar regularmente é altamente recomendado, especialmente antes de viagens longas ou quando ocorrem mudanças significativas de temperatura.
Para verificar a pressão, siga estes passos:
- Verifique os pneus quando estiverem frios: A pressão dos pneus deve ser verificada quando eles estão frios, ou seja, após o veículo ter ficado parado por algumas horas;
- Utilize um medidor de pressão confiável: Medidores digitais ou analógicos estão disponíveis em postos de gasolina, lojas de autopeças e lojas de conveniência;
- Remova a tampa da válvula do pneu: Retire a tampa protetora da válvula de ar do pneu que será verificado;
- Conecte o medidor de pressão à válvula: Encaixe o medidor de pressão na válvula e pressione firmemente para garantir uma conexão adequada;
- Leia e anote a pressão atual: A leitura da pressão será exibida no visor do medidor;
- Ajuste a pressão, se necessário: Se a pressão dos pneus estiver abaixo da especificação recomendada pelo fabricante, adicione ar utilizando um compressor de ar ou um calibrador de pneus em um posto de gasolina. Se estiver acima, libere o ar pressionando a haste da válvula com uma ferramenta adequada.
A relação entre a calibragem e a vida útil dos pneus
A relação entre a calibragem e longevidade é estreita, pois a pressão adequada dos pneus afeta diretamente seu desempenho e durabilidade.
Quando eles estão com uma pressão inferior à recomendada, ocorre um desgaste irregular da banda de rodagem. Nessa situação, a área central do pneu é mais suscetível ao desgaste excessivo. Eles também tendem a aquecer mais rapidamente, o que aumenta o desgaste e pode comprometer a estrutura interna ao longo do tempo.
Se os pneus estiverem com uma pressão acima do indicado, ocorrerá um desgaste desigual nas bordas. Nessa condição, as áreas laterais da banda de rodagem são mais propensas a se desgastarem prematuramente. Eles também têm uma área de contato reduzida com a estrada, o que resulta em menor aderência e estabilidade, especialmente em condições de frenagem ou curvas.
Como conservar os pneus em bom estado?
Os pneus desempenham um papel essencial na segurança do veículo, portanto, é importante cuidar deles adequadamente. Siga essas dicas para mantê-los em bom estado!
- Inspeção visual: Faça inspeções visuais regulares nos pneus em busca de desgaste irregular, cortes, bolhas ou qualquer dano evidente. Se você notar algum problema, procure um profissional para avaliar a condição dos pneus.
- Rotação dos pneus: Faça a rotação dos pneus a cada 8.000 a 10.000 quilômetros, ou de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. A prática ajuda a distribuir o desgaste de maneira mais uniforme entre os pneus, prolongando sua vida útil.
- Balanceamento: O balanceamento correto dos pneus ajuda a evitar vibrações e desgaste prematuro. Se você sentir vibrações no volante ou no veículo em alta velocidade, é recomendado fazê-lo.
Com essas informações, você estará pronto para rodar nas estradas com confiança, sabendo que seus pneus estão em excelente forma. Então, não perca tempo e dê um “check” no seu veículo!