O CRLV Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, um documento que atesta a legalidade de um veículo junto ao DETRAN – Departamento de Trânsito do estado em que está registrado.
Emitido anualmente, o CRLV indica que o carro, moto ou veículo pesado pode circular pelas ruas e estradas do Brasil. Nele, há detalhes sobre o bem, como placa, marca, modelo, ano em que foi fabricado, cor, entre outras informações, além de conter também dados relevantes sobre o licenciamento, como o seu número exclusivo e data de validade.
Os condutores devem obrigatoriamente portar o documento e apresentá-lo quando requerido pelos agentes de trânsito, pois é imprescindível para a circulação regular do veículo.
A boa notícia é que o CRLV agora é disponibilizado digitalmente, facilitando a vida de milhões de motoristas que frequentemente esquecem a cópia física em casa. Abaixo, vamos explicar como baixar e utilizar o documento digital.
O que é o CRLV digital?
É o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico, ou CRLV-e. Assim como a cópia física, ele contém todas as informações do antigo documento impresso em papel moeda.
Na prática, nada muda em relação ao modelo anterior, uma vez que possui 1 ano de validade de licenciamento.
O CRLV digital está disponível em todos os 27 estados desde julho de 2020, sendo regulado pelos respectivos Detrans (de cada unidade da federação).
Para ter acesso e consulta à ele, basta baixar o aplicativo no seu celular, seja Android ou iOS (iPhone). O documento também está disponível via internet.
Como funciona o CRLV digital?
Não tem muito segredo: após o download e cadastramento, o app “CDT – Carteira Digital de Trânsito” irá providenciar o documento digital com todas as informações relativas ao seu veículo.
Para aqueles que não desejam ter o app, apenas o documento digitalizado, é possível baixá-lo no portal do Detran do seu estado ou pelo site da Senatran.
Vantagens do CRLV digital
A principal vantagem de ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital é a comodidade: afinal, você não precisará andar com o documento impresso em papel moeda, uma vez que ele estará na palma da sua mão, por meio do celular.
Outra vantagem é a segurança trazida pelo QR Code, que pode ser rapidamente checado pela autoridade policial ou de trânsito em uma possível revista.
Ademais, caso você, motorista, tenha o CRLV físico, poderá deixá-lo guardado em casa para fins de preservação do documento.
Mas lembre-se de manter seu celular sempre com bateria disponível enquanto você dirige seu veículo. Caso não seja possível verificar o documento pelo aplicativo, seja por qualquer motivo, você deverá apresentar o documento físico.
Se nenhuma das opções estiverem disponíveis, será considerada infração leve com multa de R$ 88,38 e 3 pontos na CNH. Haverá também retenção do veículo até que você apresente o documento.
Como usar o CRLV através do aplicativo CDT
Primeiramente, para ter acesso ao CDT:
- Verifique se você tem cadastro no site do gov.br e se os seus dados de login estão corretos;
- Faça o download do aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’, presente na App Store (iOS) ou na Play Store (Android);
- Acesse o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
- Preencha seu CPF e toque em “Avançar”;
- Na tela seguinte, digite a senha e selecione “Entrar”;
- Toque em “Autorizar” para permitir o uso seguro dos dados pelo aplicativo;
- O CDT abrirá em seguida. Vá na seção “Veículos” e depois “Baixar CRLV Digital”;
- Preencha os campos solicitados, incluindo o Renavam e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), que normalmente fica no topo do documento;
- Prontinho! Agora, basta apresentar a versão digital do certificado e guardar o original impresso em casa.
Para imprimir o seu CRLV Digital pelo aplicativo, é bem simples:
- Abra o CRLV-e dentro do aplicativo;
- Clique no ícone das três bolinhas localizado no canto inferior direito;
- Vá na opção “Exportar”;
- Escolha o aplicativo de compartilhamento em PDF que deseja utilizar (como WhatsApp, Telegram ou um leitor de arquivos) ou envie o documento por e-mail para imprimi-lo posteriormente.
Observação: De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) não tem limite de impressões.
No entanto, é importante ressaltar que o proprietário do veículo deve estar em dia com suas obrigações e débitos para poder emitir o documento.
Compartilhar o documento online
No aplicativo CDT é possível ainda compartilhar o documento do seu veículo com outros condutores. Basta acessar a área do seu documento digital no app e clicar na opção “Principal Condutor”, conforme imagem abaixo:
Na tela seguinte informe o CPF do novo condutor. Pronto, a partir desse momento a pessoa informada para a ser o principal condutor do seu veículo.
Importante lembrar que o principal condutor passa a ser responsável por qualquer infração de trânsito enquanto dirige o veículo, de acordo com a Lei 13.495/2017.